Curiosidade sobre cegos
Figuras simbolizando pessoas com deficiência visual

Curso de Cinema da UFSC - dia 04 de setembro

Postado em 29 de Agosto de 2018

Por Jairo

Chico Faganello é produtor, roteirista e diretor cinematográfico. Entre seus principais trabalhos estão o longa-metragem Oração do Amor Selvagem e a série de Tv Fanáticas. Jornalista com doutorado em literatura e especialização em cinema na Itália e Estados Unidos, foi professor na Ufsc, Unisul, Cesusc e UnoChapecó. É sócio diretor da Filmes Que Voam, empresa pioneira na prestação de serviços de acessibilidade para a indústria audiovisual no Brasil.

Nome da disciplina: ACESSIBILIDADE NA INDÚSTRIA AUDIOVISUAL

Horas/aula semanais: 4 horas/aula partir do dia 04 de setembro no Curso de Cinema da Ufsc

Link para inscrição: fap6.fapeu.org.br/scripts/fapeufap.pl/swfwfap457

Total de horas/aula: 48 horas/aula

Pré-requisito:

Curso a que se destina : Curso de Cinema e outros de Comunicação

Professor: Chico Faganello – semestre 2018/02

Ementa : Dominar os processos e as tecnologias para cumprir a legislação sobre acessibilidade e ampliar o público de filmes e séries. Como inserir Libras – Língua Brasileira de Sinais -, Audiodescrição e Legendas na cadeia produtiva do audiovisual.

Objetivo : • Refletir sobre mercado consumidor e público-alvo dos produtos audiovisuais • Estudar a história da acessibilidade na indústria audiovisual • Discutir estratégicas e planejamento para empresas e profissionais •Questionar as tecnologias e processos de acessibilidade atuais • Praticar a acessibilidade no audiovisual com vistas à insere-la na rotina do ambiente acadêmico, sobretudo nos TCC's.

Conteúdo programático : 1. Introdução à acessibilidade 2. Acessibilidade no audiovisual 3. Recursos de acessibilidade 4. A cadeia produtiva de acessibilidade no audiovisual 5. Etapas de produção e infraestrutura necessária 6. Legendas e LSE: especificidades e fluxo de trabalho para todas as mídias. 7. Libras – especificidade e fluxo de trabalho para todas as mídias. 8. Audiodescrição: especificidades e fluxo de trabalho para todas as mídias 9. Recursos tecnológicos para exibição. 10. Estratégias de venda de produtos. 11. O quê muda nas empresas e nos profissionais. 12 Como preparar-se para o futuro da acesisbilidade no auduovisual.

BIBLIOGRAFIA :

Bahiense Naves, Mauch Carla, Ferreira Alves Soraya, Santiago Araújo, Cera Lúcia. Org. Guia para produções audiovisuais acessíveis. Ministério da Cultura, 2017.

Gesser, Audrei – LIBRAS?: Que língua é essa?: crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. Parábola Editorial, 2009.

Mello Motta, Livia Maria de Mello e Audiodescrição e Romeu Filho, Paulo, Org. -Audiodescrição - Transformando Imagens em Palavras São Paulo : Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, 2010.

364 Visualizações

Menu do Ecolabore Portal