Curiosidade sobre cegos
Figuras simbolizando pessoas com deficiência visual

Simulando um projeto de pesquisa

Postado há 2 anos

Por Jairo

O papel dos direitos humanos na construção de uma sociedade mais justa.

Existem preocupações por parte do sistema e dos estabelecimentos de ensino em traçar planejamentos que incluam os direitos humanos nas grades curriculares?

As pessoas que se formam nestes estabelecimentos estão aptas a refletir acerca dos direitos fundamentais?

Devemos compreender o conceito que as pessoas em período escolar possuem acerca dos direitos fundamentais.

Identificar como vem acontecendo a absorção dos direitos humanos por parte dos alunos formados no Ensino Fundamental;

Identificar o papel do professor no que diz respeito aos preceitos constantes na Declaração Universal dos Direitos Humanos em sala de aula.

O Brasil necessita trabalhar os direitos fundamentais com preocupação, pois a sociedade sofre constantemente, quando pessoas más, ou seja, sujeitos que não adquiriram o empoderamento proveniente dos direitos humanos, assumem os poderes constituídos. Trabalhar desde a tenra idade assuntos tão relevantes é o que possibilitará a melhoria Moral e social do Brasil. Desta forma, construiremos uma ferramenta que nos possibilitará criar estratégias para termos uma sociedade menos excludente.

Com o advento da constituição de 1988, o Brasil começa a valorizar os direitos fundamentais. As pessoas começam a ter direitos iguais, a garantia de uma vida digna (TOLFO, 2013; MARIM, 2007).

Para a mediação de conflitos e garantir a efetivação dos direitos fundamentais, o estado possui papel importante neste processo. Os estabelecimentos de ensino, como Tolfo menciona, podem se tornar fortemente espaços de mobilização de pessoas para a construção de uma sociedade menos excludente.

Neste sentido, conforme Tolfo (2013, p.42), “Os alunos atuam como multiplicadores do conhecimento, transmitindo-o à sociedade...“.

Este aspecto corrobora com a proposta da presente pesquisa, que objetiva compreender a absorção dos direitos fundamentais nos recém-formados do Ensino Fundamental.

Considera-se, que, à medida que os direitos fundamentais são compreendidos, pode-se lutar por uma sociedade mais justa e igualitária.

Referências Bibliográficas: MARIM, Caroline Izidoro (org.). Direitos Humanos e Cidadania (Livro Didático). Unisul Virtual. Palhoça. 2007.

TOLFO, Andreia Cadore. DIREITOS HUMANOS E A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA. Revista eletrônica Vivências. Vol. 9, N. 17, URI, Outubro/2013, p. 33-43.

619 Visualizações